quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Tudo Novo

O blog do Cordão ta de visual novo e esperamos que os leitores gostem.
Esse novo design foi proposto por Gilberto Freire grande jornalista, fotográfo, blogueiro... Deixo aqui o link de acesso ao blog dele para que vocês possam apreciar seu trabalho.

http://www.noticiasdofreire.blogspot.com/

Um agradecimento especial a Gilberto, nosso carinho e admiração.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Cracolandia


Hoje dia 08-10-2010, fiz minha primeira visita a Cracolândia de Açailândia, fica no bairro Laranjeiras. Lá moram os usuários de Crack, o lugar não é apenas para o consumo ou venda, mas é também uma área em que vivem os dependentes da droga. Conheci alguns desses moradores usuários, entre eles, Bete, Walkiria, Valéria e Célio. Mas não foi possível um diálogo com todos, pois ou estavam noiados ou não queriam conversar. Com Bete e Walkíria consegui algumas informações. Walkiria me mostrou o cachimbo improvisado com um ferro de três pontas que ela usa para fumar a pedra. Bete se mostrou interessada em ajudar com informações para ajudar na construção da peça e disse que podíamos ir a casa dela quando quisermos para uma conversa. Valéria estava completamente fora de si, possivelmente estava noiada e Célio não quis conversar, os outros nos cumprimentaram, mas não deram espaço para dialogar e tinha outro bem magro que não conseguia falar, talvez estivesse sobre o efeito da droga.


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Visita a Cracolândia


"...Todos eles têm características em comum. Trejeitos estranhos com a cabeça, com os ombros, ou quadril, caminham tortos e alguns estão afetados psicologicamente e tem muitas dificuldades para abrir os dedos das mãos. Os pés são esfolados e com rachaduras profundas, as unhas são horrendas, roxas, como se estivessem machucadas, os dentes quebrados e estragados. A pele é ressecada e suja, alguns têm muitas manchas e feridas, as mulheres com marcas pelo corpo, possivelmente foram espancadas pelos parceiros com quem moravam..."


(trecho extraído do diário de pesquisa de Xico Cruz sobre a visita a Cracolândia de Açailândia - MA)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Valquírias





"Iniciamos um pouco atrasados hoje, aquecemos e fomos fazer o exercício com o tecido novamente, só que agora em grupo.
Usamos apenas um tecido, o grupo não conseguiu criar praticamente nada, em particular, não consegui jogar com os demais, estava indiferente a eles, não conseguia transmitir o que queria fazer, nem perceber o que eles queriam e isso me frustrou muito. O jogo não fluía, as energias pareciam não querer se misturar, tornando mais difícil ainda fazer o exercício.
Rolávamos no chão com o tecido,esticávamos, puxávamos, mas nada de realmente interessante, Xico ficou tão chateado e nos jogou um balde de água, todo revoltado. De certa forma isso ajudou, pois só depois desse banho construímos alguns movimentos, conseguimos jogar em grupo!
Logo após o exercício partimos para montar o coro, cada um montando o seu movimento, como andar, como olhar, essas coisas, nos saímos bem melhor nisso, fiz algo assim, com um caminhado com os meus joelhos para dentro, umas das mãos curvadas para traz, gostei do que consegui montar.
Depois fizemos o esboço de uma das cenas do espetáculo, confesso que esse esboço promoveu uma sensação muito ruim em mim, eu tinha que dá um beijo com o Fredson na boca, isso foi horrível , mas o fiz, é complicado para mim ter que fazer isso, mas sei que para me tornar um bom ator um dia, muitas barreiras preciso quebrar, lembro de umas palavras que Xico tinha falado antes de me convidar para entrar no grupo. Perguntei a ele o que o grupo fazia, ele disse: “ aqui não brincamos de fazer teatro, fazemos teatro!”
Agora sinto na pele essas palavras."


(trecho do diário de montagem de Mikaell Carvalho)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Valquírias - Agarrados a um fio de fumaça


Olá seguidores, visitantes e amigos do Grupo Cordão de Teatro, iniciamos dia 27 de set de 2010 o processo de Valquírias - Agarrados a um fio de fumaça novo espetáculo que deve estar pronto em dezembro deste ano. Os atores e atrizes que estarão na nova montagem serão Mikaell Carvalho, Fredson Silva, Edwirge Maria e Gracinha Donato. A direção será assinada por Xico Cruz. A partir de hoje, cada componente postará suas sensações, suas reflexões acerca do processo vivenciado.Esperamos que gostem.
"Chegamos as 19h para realizarmos a limpeza do espaço. As 19h30 iniciamos. O aquecimento foi denso, trabalhou-se mais a parte inferior do corpo. Ninguém falava com ninguém. Só ouvíamos a voz do diretor. Era necessário que houvesse atenção, concentração, ritmo, desejo... Quatro atores, quatro tecidos, uma música. Espaços a serem preenchidos e "um teatro por fazer". A carga energética aumentava a cada indicação do diretor. O tecido poderia ser tudo, nada, mas tinha de falar alguma coisa, de verdade. Tomava várias formas e, por vezes, ele era quem nos "dominava". O tecido foi menino, foi prisão, devaneios... ele despia-se e vestia-se dele mesmo. Assim como os atores. Os sentimentos deveriam ser verdadeiros, nada de fingimento. O riso é verdadeiro, o choro... porque no teatro não tem mentira, há verdades, espelhos, máscaras...
Nesse primeiro instante a busca pelo novo é primordial. Um novo caminhar, um novo sorriso, uma nova forma de falar, de olhar. Olhar-se e olhar o outro, saber tocar a si mesma, a outra. Desprender-se dos medos, frustrações, preconceitos, dogmas e, assim, voltar para dentro de si e sair quando desejar. É bem difícil. Mas hoje foi apenas o início".

Merda!
Evoé, Baco!
(trecho extraído do diário de montagem de Gracinha Donato)