Cordão participa da VI Semana do Teatro no MA

terça-feira, 31 de maio de 2011










Grupo apresentou três peças na cidade de Cantanhede

O grupo CORDÃO DE TEATRO apresentou uma série de espetáculos na cidade de Cantanhede nesse fim de semana, 28 e 29 de maio. Válido pela VI Semana do Teatro no Maranhão o grupo levou à cidade, que fica a 160 km de São Luis, o espetáculo de rua “A lenda do Boi Tinhoso”, “O Diálogo Obscuro” e seu mais novo trabalho: “Valquirias: agarrados a um fio de fumaça”.

A proposta do grupo foi levar à população da cidade de Cantanhede através de suas peças, vários temas atuais que estão em debate, como aumento do uso do crack no estado do Maranhão, com “Valquirias...”, o resgate cultural com a “Lenda do Boi Tinhoso”, além de uma provocação à reflexão política/social com “O Diálogo Obscuro”.

“Foi importante levarmos nossos espetáculos para diversas cidades, pois aconteceu uma troca de experiências com a população de Cantanhede”, afirma um dos atores, Fredson Silva.

O grupo estará em cartaz na cidade de Açailândia todo sábado, a partir de julho, para apresentar “Valquirias: agarrados a um fio de fumaça” peça que estreou em Cantanhede e é fruto de um trabalho de pesquisas e visitas realizadas nas cracolandias em São Paulo e Açailândia pelos atores e atrizes do grupo.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa / Grupo Cordão de Teatro
João Márcio
e-mail: mzontat@hotmail.com
Tel: (99) 9133-7416

Valquírias...agarrados a um fio de fumaça...






O sexo no meio da rua, frustrado ou prazeroso... A rua como casa, como palco, como lugar de vivencia, como o único lugar que os acolhe, um lugar tão amplo, tão freqüentado, tão tumultuado, ao caos diretamente, mas é o lar, mesmo parecendo ser estranho, é o lar de muita gente, principalmente para aqueles que vivem sem lucidez, sem amor, ou por excesso de amor ou porque não contradizer e dizer, ser a própria lucidez sobre as coisas que levam as pessoas a escolherem a rua como casa e a droga como companheira.
Há algo de instigante sobre as pessoas que vivem o próprio submundo de suas mentes, cheia de delírios, tristezas, alegrias forjadas.
O ímpeto sobressalta pelas ruas, pois suas calçadas são tão ínfimas, latejantes, que o cortejo de suas vidas pulsa. Não pedem licença por viverem no espaço público, pois para eles o público é seu patrimônio.
Essa nostalgia diária de seus dias corresponde à aventura de dissabor para aqueles que o assistem diariamente. Insultos, mau criações é o único carinho prestado a eles em sua suplência diária no ato pedinte de cada dia.
Mas quem são eles?Ninguém quer saber!Não interessa! A mão repressora se encarrega dos mesmos, limpando-os a rodo, a vassoura e ás pauladas da sociedade hipócrita diária, ímpar em seu apoio a higienização social.

Márcio Zonta, jornalista.

"Me dá 1 real!"

terça-feira, 24 de maio de 2011

Valquírias está prestes a estrear e estamos ansiosos... Ontem tivemos ensaio e ao sairmos fomos fazer um lanchinho, nada de massas nem refrigerantes (muito dificil porque eu AMO pastel, pizza...). Após o lanche Xico, Fredson e eu descemos a mesma rua, em seguida Xico se despede e Fred e eu continuamos a caminhada. Valquíria (a usuária mais conhecida na cidade cujo tema da peça foi baseado em sua experiência) estava rodeada por jovens numa lanchonete, nos viu passar e pediu que a esperássemos... paramos. Terminada a conversa com a galera, ela nos acompanhou e quis saber da peça, que dia seria, como a gente falava, como era. Relatou que estava fumando seu cachimbo e viu o Xico na TV, na hora não sabia se continuava fumando ou assistia à reportagem, nós três rimos. Valquíria quis saber até que série eu havia estudado, a respondi, ela falou que é importante, é bom estudar. Ao terminar a conversa que deve ter durado mais ou menos dez minutos, ela me pede 1 real pra comer um enroladinho, pergunto se o Fred tem e ele tira do bolso duas moedas... apertamos as mãos e ela sai dizendo que vai vê-la em Valquírias.

Gracinha Donato

INFORME Valquírias...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Seguidores e seguidoras, amigas e amigos do Cordão, comunicamo-lhes que o local da estreia de Valquírias mudou. O espetáculo não será apresentado na Casa do Professor como havíamos anunciado no post anterior, o local agora será no auditório da Paróquia São João, bairro Jacu, quinta feira dia 26, as 20h30.
Desculpem o transtorno.

Um abraço.

Cordão

Teatro

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Já fui Maria
Fui João
Chico Mendes
Joana Dark
Pagu
Nega Madalena
Josimo
Baiana
Minha mãe
Meus irmãos
Em tempos remotos
Fui opressão
Denúncia
Revolução
Sou você
Sem me deixar de ser
Sou sim
Não.

Gracinha Donato

sexta-feira, 13 de maio de 2011






Estreia de "Valquírias" Agarrados a um fio de fumaça.



Dia 26 de maio, o Cordão estreia seu novo espetáculo intitulado "Valquírias: agarrados a um fio de fumaça". Espetáculo teatral divido em 04 nóias. É um trabalho de pesquisa que mostra o conflito de usuários de crack, suas nóias e desespero pra conseguir dinheiro e comprar mais droga. O espetáculo tem esse nome para lembrar Valquíria a usuária de crack mais conhecida de nossa cidade, porém o espetáculo não retrata em particular sua vida e sim a vida de tantas
outras valquírias, tantas outras pessoas que por um motivo ou outro, resolveram usar o crack e hoje não conseguem mais deixar o vício.
O Cordão entra em cena com uma montagem complexa, personagens perdidos em um universo que só eles conhecem. As neuras e viagens vão além do prazer e da dor, perseguem o mundo obscuro da vida humana. O caos organiza o espetáculo. Os personagens perambulando de um lado para o outro, acendem seus cachimbos e se perdem na fumaça que os liberta da realidade e os joga no abismo desconhecido da mente e
depois no obsessivo prazer para ter mais alucinações. É mais que um espetáculo, é uma barbárie.

A estreia é dia 26 de maio, no auditório da Casa do Professor, as 20h. Em julho, ficaremos em cartaz todos os finais de semana. Compareçam!!

Ficha técnica:
direção: Xico Cruz
elenco: Mikaell Carvalho, Fredson Silva, Gracinha Donato e Edwirge Maria

RETORNO

Seguidoras e seguidores, pedimos desculpa pela longa demora nas postagens. Estamos de volta e agradecemos as cobranças e as visitas constantes. Um abraço do Cordão.

Contador de visitas

Contador de visitas
Sejam bem vindos ao blog do Cordão.
Contador de visitas